Retrospectiva 2009


Durante todo o ano de 2009, os 18 espaços da FUNCEB foram palcos de diversos espetáculos culturais. Na capital e no interior, o público teve a oportunidade de acompanhar apresentações de dança, teatro, música, exibições de filmes ,dentre muitos outros eventos.

Para refrescar a memória, faremos uma retrospectiva do que de mais importante aconteceu ao longo desses 12 meses nos espaços culturais da capital e do interior.

Nos dois primeiros meses do ano, o Espaço Xisto, em parceria com artistas da cidade, ofereceu nove oficinas ao público infanto-juvenil, no projeto intitulado Oficinas de Verão do Xisto. Em meados do ano, o Xisto voltou a oferecer oficinas de teatro destinadas ao público infantil, desta vez com o projeto Circuito de Teatro Infantil, no qual foi destacado o importante papel que o teatro exerce na educação dos jovens.

Março é o mês do Dia mundial do Teatro e Nacional do circo. Para comemorar, a FUNCEB, através Diretoria de Espaços Culturais, apoiou 78 atividades, entre espetáculos, festivais, mostras, oficinas e workshops, ensaios e leituras dramáticas, que aconteceram em doze espaços culturais: Espaço Xisto, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Centro Cultural de Plataforma, Valença, Conquista, Itabuna, Jequié, Guanambi, Porto Seguro, Alagoinhas, Santo Amaro e Lauro de Freitas. Ao todo, 15260 pessoas passaram pelos espaços.

No interior do estado, um dos destaques desse ano ficou por conta do Festival de Arte e Cultura de Mutuípe, que ocorreu no mês de abril. Na Casa de Cultura de Mutuípe e na Praça Obelisco, um público estimado em 1000 pessoas acompanhou a 26 atividades culturais, como recitais de poesias, apresentações de capoeira, rodas de samba, dentre outras. Em Feira de Santana, aconteceu o Fórum de Gestão Permanente do Centro de Cultura Amélio Amorim / Feira de Santana. O Fórum reuniu artistas e gestores culturais com o intuito de discutirem alternativas para ocupação e dinamização do espaço.

O “Plataforma de Talentos” agitou o subúrbio ferroviário de Salvador. O projeto, que acontece no Centro Cultural de Plataforma e tem como objetivo dar espaço aos grupos culturais da região e aproximá-los da comunidade, é realizado na última quarta-feira de cada mês. Ainda no CCP, em comemoração ao aniversário de abertura do espaço, no mês de junho, foi realizada mais uma edição do projeto “Caldeirão Cultural”, que conta com apresentações artísticas de grupos locais, exibições de filmes, exposições e oficinas. Durante todo mês, 2717 pessoas assistiram a 29 apresentações.

O Cine-Teatro Solar Boa Vista completou, em julho deste ano, o seu 25º aniversário, e em agosto promoveu mais uma edição do FEAP – Feira Engenho das Artes Populares. O evento, que acontece desde 2007, visa fortalecer a cultura produzida no entorno do Solar e potencializar o diálogo entre esses artistas e os de outras localidades. Entre as atividades, foram realizadas intervenções artísticas no Parque Solar Boa Vista, além de uma feira de economia solidária. Em setembro, a aniversariante da vez foi a Casa da Música. A exposição Fragmentos da Música Brasileira, que reuniu seis décadas de música contadas através de obras de artistas dos mais variados segmentos (ilustração, pintura digital, grafitti, fotografia e outras linguagens), comemorou os 16 anos do Espaço.

Este foi um ano de conquistas para o Espaço Cultural Alagados. O local passou por um processo de requalificação física, recebendo intervenções em sua estrutura, através da recuperação de arquibancadas, confecção de vestimentas, palco móvel e compra de ventiladores. Além disso, o espaço recebeu uma programação diversificada durante o ano, com exibições de cinema, teatro e dança. Com tantas novidades, a comunidade de Alagados não fez cerimônia e se fez presente em grande público para prestigiar cada apresentação.

No mês de Novembro, 16 espaços da FUNCEB, 13 do interior e 3 da capital, exibiram pela primeira vez os filmes da mostra competitiva do Festival Nacional 5 Minutos. Além de assistir aos filmes durante os cinco dias de exibição, o público teve a oportunidade de votar em seu favorito no encerramento da programação.

Anúncios