SecultBA inscreve para Colegiado de Gestão participativa em Porto Seguro


ltSecretaria apresenta instância colegiada do território da Costa do Descobrimento durante a programação do Territórios Culturais em Diálogo, no dia 22 de outubro

Cards_TCD_Out

A Secretaria de Cultura do estado da Bahia (SecultBA) abre inscrições para o colegiado de gestão participativa do Centro de Cultura de Porto Seguro, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, no território da Costa do Descobrimento. A apresentação do colegiado será realizada durante o evento Territórios Culturais em Diálogos: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais, na próxima quinta-feira, dia 22, no mesmo centro cultural. As inscrições podem ser feitas através de formulário eletrônico  entre os dias 22 de outubro e 01 de novembro. As inscrições são gratuitas, assim como a participação no evento.

>> Acesse o formulário

Os colegiados de gestão participativa são instâncias de controle social para acompanhamento da gestão dos centros de cultura. De caráter consultivo e opinativo, o colegiado tem entre os seus objetivos a função de apoiar e avaliar a gestão do espaço cultural, propor estratégias para a dinamização do mesmo e contribuir para tornar o Centro numa referência na produção e difusão cultural do seu território. Cada colegiado terá entre cinco e 30 membros, a depender da quantidade de inscritos no processo seletivo. Após as inscrições, serão eleitos os de maior representatividade cultural. A apresentação do colegiado de gestão participativa terá como base as instruções da Portaria 338/2014, que institui os Colegiados no âmbito dos Espaços Culturais da SecultBA.

De acordo com superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA, Sandro Magalhães, a instituição do colegiado de gestão participativa é uma grande oportunidade para a comunidade propor a ampliação do conceito de centro de cultura. “Um centro de cultura precisa ser mais do que uma casa de artes e espetáculos. Além disto, ele necessita estar no cotidiano da sociedade à sua volta, pautando as diversas questões sociais do seu cotidiano, porque isto também é cultura”, destaca Sandro.

Sobre o Centro de Cultura de Porto Seguro – O Centro de Cultura de Porto Seguro foi inaugurado em março de 1986, na cidade de Porto Seguro, localizada no território de Identidade da Costa do Descobrimento. A cidade é um grande pólo turístico da Bahia e de efervescência cultura, por ser o marco do descobrimento do Brasil. Em seus 24 anos de existência, o Centro de Cultura de Porto Seguro recebe espetáculos de teatro, de dança, shows musicais, exposições de artes visuais e shows humorísticos, além de encontros, seminários, palestras, festivais culturais, exibição de filmes e cursos de fotografia digital.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

Inscrições para colegiados de gestão participativa

Onde: Centro de Cultura de Porto Seguro (Rua 15 de Novembro, Centro, s/n  – Porto Seguro)

Quando: De 22 de outubro a 01 de novembro de 2015

Mais informações:

Telefone: 73 3288-1388

E-mail: ccportoseguro@gmail.com

Anúncios