Produção musical com softwares livres é tema de oficina em Salvador


Oficina é a primeira atividade do projeto, que segue para Plataforma e Solar Boa Vista nos meses de maio e junho

foto-alex-oliveira-111

Foto: Alex Oliveira

O projeto Curso Tecnologias Livres na Criação Artística (C.TLCA), que estreou no mês de abril, inicia suas atividades no Espaço Cultural Alagados – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Esta primeira etapa das oficinas acontece entre os dias 20 e 23, às 14h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site do C.TLCA. A classificação é livre.

Com ênfase na criação musical em tempo real, na performance, na ludicidade sônica e nas experiências imersivas que caracterizam cenários sonoros de jogos e filmes, os alunos aprendem sobre a história da música e dos instrumentos eletrônicos digitais, suas bases técnicas e aplicações na contemporaneidade. Além disso, também podem ter contato com os fundamentos da produção em DAWS – Digital Audio Worlstations. Ao final, os participantes realizam um encontro sonoro (Jam) entre si, utilizando os recursos e materiais produzidos ao longo da oficina.

A oficina tem carga horária de 20h, divididas em quatro dias, e é voltada para pessoas que já atuam ou estudam na área e para quem tem interesse em música e jogos eletrônicos, cinema e outras aplicações do áudio digital e, especialmente, aos moradores da comunidade e adjacências. Os participantes devem levar seus materiais como notebook e fones de ouvido.

O projeto – Visa à formação e difusão do usa de tecnologias livres na produção de música eletrônica e aplicações áudio digitais. É composto por três ações, são elas: Oficinas de produção de música com softwares livres; Produção de tutoriais em vídeo de softwares e técnicas utilizadas; Compartilhamento de resultados de conteúdos relativos aos temas tratados na oficina no blog do projeto. Este último visa o compartilhamento do material para estudo, tanto para os participantes da oficina quanto para quaisquer que tiverem interesse no tema. O C.TLCA passa por três espaços culturais da SecultBA – Espaço Cultural Alagados, Centro Cultural Plataforma e o Cine Teatro Solar Boa Vista, entre os meses de abril e junho.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br.

Anúncios