SecultBA realiza reunião de planejamento com Colegiado de Gestão Participativa do Território Litoral Sul


Foto (7)

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), realizou um encontro com o Colegiado de Gestão Participativa do Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. Estiveram presentes os representantes do Colegiado, bem como a DEC através do diretor Romualdo Lisboa, do coordenador de Relações Institucionais, Uilson Pedreira e do assistente dessa mesma coordenação, Bruno Chagas, nos dias 19 e 20 de abril. A reunião aconteceu com objetivo de planejar as ações do Colegiado para o ano de 2016 e definir um regimento interno do Colegiado.

Na ocasião, alguns pontos foram levantados e discutidos: a tentativa de indicar um edital de Dinamização que estimule a diversidade de linguagens artísticas, bem como inscrições de projetos para o Centro de Cultura, a fim de fomentar o assunto formação de público, através da formação de Mediadores Culturais. Os presentes também buscam definir estratégias e ações a serem formuladas para entender e consolidar o público do Centro de Cultura Adonias Filho. A minuta de regimento interno, que se encontra em fase de construção, foi lida e comentada a fim de haverem modificações e inclusões junto ao Colegiado.

Nesta primeira etapa, os representantes do CGP estarão elaborando esboços de alguns pontos que devem voltar a serem pautas entre a DEC e o Colegiado, no próximo encontro marcado para o final de maio, com a finalidade de dar continuidade ao processo de planejamento e regimento do Colegiado. São eles: sugestões para o regimento interno, tendo como ponto central estabelecer a quantidade de encontros durante o ano e a participação de todos os envolvidos; criação de um edital específico para o Centro com base em antigos editais de Dinamização; elaborar uma proposta para um Edital Setorial, focando na inclusão de temáticas como Mediação Cultural/Mobilização de Público; pensar em programações estratégicas a serem pautadas no Centro; indicar áreas de investimento da SecultBA no Centro de Cultura Adonias Filho.

Os Colegiados – Os colegiados de gestão participativa são instâncias de controle social para acompanhamento da gestão dos centros de cultura. Cada colegiado é composto por uma ampla e diversa representatividade da sociedade civil e do poder público, como dirigentes municipais de cultura, representantes de instituições de nível superior, seguimentos artísticos, pontos de cultura, coordenadores dos espaços culturais, representantes territoriais de cultura do Estado, dentre outros. Com Portaria 338/2014, publicada no D.O.E., em consonância com a Lei 12.365/11 – Lei Orgânica da Cultura, institui-se os Colegiados de Gestão Participativa, no âmbito dos Espaços Culturais da SecultBA. São eles: Colegiado do Centro de Cultura de Olívia Barradas, que contempla o Território Baixo Sul; Colegiado do Centro de Cultura Adonias Filho – Território Litoral Sul; Colegiado do Centro de Cultura de Porto Seguro – Território Costa do Descobrimento; Colegiado de Centro de Cultura de Alagoinhas – Território Litoral Norte – Agreste Baiano. Em 2015, foi criado o Colegiado do Centro de Cultura Adonias Filho, sendo a Diretoria de Espaços Culturais (DEC) incumbida do acompanhamento e monitoramente dos referidos colegiados.

 

Anúncios