SecultBA realiza reunião de planejamento com Colegiado de Gestão Participativa do Território Costa do Descobrimento


Foto (22)

Foto: Thiago Chito

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), realizou encontro com o Colegiado de Gestão Participativa do Centro de Cultura de Porto Seguro na última quarta-feira (04). A reunião aconteceu com objetivo de planejar as ações do Colegiado para o ano de 2016 e definir seu regimento interno.

Na ocasião, os pontos discutidos foram sobre a importância do Colegiado de Gestão Participativa para o Edital de Dinamização de Espaços Culturais, bem como da possibilidade de se realizar uma chamada pública para ocupação das salas de ensaio. A chamada pública é necessária para o equipamento cultural por abrir espaço para que este seja ocupado de forma democrática. Segundo Romualdo Lisboa, “o colegiado tem a capacidade de entender melhor o que deve ser ocupado enquanto projeto para o centro de cultura”. As discussões também abordaram a importância de se entender o que é formação de público, suas estratégias e ações.

Nesta primeira reunião, o Colegiado destacou alguns pontos e alteraram o que pontuou como destoante na minuta do Regimento Interno. No início de junho, acontece a próxima reunião, com a finalidade de dar continuidade ao processo de planejamento e regimento do Colegiado.

Os Colegiados – Os Colegiados de Gestão Participativa são instâncias de controle social para acompanhamento da gestão dos centros de cultura. Cada colegiado é composto por uma ampla e diversa representatividade da sociedade civil e do poder público, como dirigentes municipais de cultura, representantes de instituições de nível superior, seguimentos artísticos, pontos de cultura, coordenadores dos espaços culturais, representantes territoriais de cultura do Estado, dentre outros. Com Portaria 338/2014, publicada no D.O.E., em consonância com a Lei 12.365/11 – Lei Orgânica da Cultura, institui-se os Colegiados de Gestão Participativa, no âmbito dos Espaços Culturais da SecultBA. São eles: Colegiado do Centro de Cultura de Olívia Barradas, que contempla o Território Baixo Sul; Colegiado do Centro de Cultura Adonias Filho – Território Litoral Sul; Colegiado do Centro de Cultura de Porto Seguro – Território Costa do Descobrimento; Colegiado de Centro de Cultura de Alagoinhas – Território

Litoral Norte – Agreste Baiano. Em 2015, foi criado o Colegiado do Centro de Cultura Adonias Filho, sendo a Diretoria de Espaços Culturais (DEC) incumbida do acompanhamento e monitoramente dos referidos colegiados.

Anúncios