FECIBA abre inscrições para Oficina de Direção de Fotografia em Itabuna


Divulgação VI FECIBA

Foto: Divulgação

Até o dia 03 de junho, estão abertas as inscrições para a Oficina de Direção de Fotografia que será realizada pela sexta edição do Festival de Cinema Baiano (FECIBA), de 09 a 11 de junho, no Centro de Cultura Adonias Filho – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA)- em Itabuna. Esta é a última etapa do festival, que já passou por Juazeiro – onde foi realizada, em abril, a Oficina de Produção de Elenco – e Feira de Santana – que na semana passada recebeu a Oficina de Produção de Curta-metragem. A iniciativa é apoiada pelo Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz), e é uma realização do NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e da Voo Audiovisual.

Oficina – Busca introduzir os participantes às dinâmicas inerentes ao processo de realização audiovisual do ponto de vista do diretor de fotografia. Dividida em três módulos, que versam sobre teoria e prática, realização e planejamento de cenas e análise e detalhamento. O curso parte dos conceitos que embasam a formação e a representação da imagem, abordando todas as principais fases do processo de fotografia e iluminação de produtos audiovisuais, a importância da direção de fotografia para a realização de um filme e o papel do diretor de fotografia dentro do set de filmagem. As oficinas integram a programação do festival que, desde 2011, oferece cursos de curta duração para a formação e aperfeiçoamento profissional direcionado ao mercado audiovisual.

Jeronimo Soffer – Os três dias de capacitação são ministrados por Jeronimo Soffer, que é graduado em Cinema pela FTC e, desde muito jovem, se aventurou pela realização audiovisual onde acabou se firmando como Diretor de Fotografia após extensa experiência como assistente. Nessa função, participou de curtas premiados como “Joelma”, “Desvelo”, “Arremate”, “Antiok”, “Jessica Cristopherry”, “Menino da Gamboa” e “Alegoria da Dor”, além de documentários como “A Procissão dos Homens”, “Virou o jogo” e “A Luta do Século” e videoclipes como Cascadura – “Ele o super-herói”, da banda Cascadura e “Expressionismo Alemão”, da cantora Nana.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas no site do evento, mediante preenchimento da ficha de cadastro. Os interessados devem realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$50, através de transferência ou depósito bancário e enviar o comprovante de pagamento junto com o nome completo para o e-mail oficinas@feciba.com.br.

São oferecidas 20 vagas para a oficina, que tem carga horária total de 12h, com emissão de certificados aos participantes que cumprirem o mínimo de 75% do curso. Todas as informações sobre dados bancários, currículo completo da facilitador e ementa do curso também estão disponíveis no site do festival.

Saiba mais sobre a Oficina de Direção de Fotografia no site do VI FECIBA: http://www.feciba.com.br

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: http://www.cultura.ba.gov.br

Anúncios