Espaço Xisto promove palestra A Era da Pós-Deficiência com escritor Fausto Joaquim


escritor

Escritor Fausto Joaquim | Crédito: Eugênio Barreto

Inclusão social e acessibilidade das pessoas com deficiência são os pontos discutidos na palestra A Era da Pós-Deficiência, nome do livro do escritor Fausto Joaquim Moreira da Silva. O evento acontece nesta terça (5), a partir das 17h, no Xisto Bahia. O espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) se destaca por permitir a ampla acessibilidade de pessoas com deficiência, não somente como público, mas também na função de artistas e realizadores. O valor da entrada é vinte reais com direito ao livro do autor.
Iniciada com seção de autógrafos, onde haverá exposição de outros títulos do autor, às 18h, a palestra segue com debates e apresentação artística. Na pauta, a perspectiva educacional do ponto de vista da deficiência no cenário global e a sua contribuição com importantes informações para um convívio social inclusivo. O evento também possibilita, às mais diversas organizações da área de educação e cultura, o contato com um trabalho científico de grande relevância para a atualidade permeada pelo avanço tecnológico.

“Os obstáculos existem para ser superados. Esta é a mensagem que tento passar para todos. A educação inclusiva é muito importante para inserir pessoas com deficiência na sociedade e provar que, com estímulo, todos têm a capacidade de vencer na vida e se tornar um cidadão pleno”, explica Fausto Joaquim.

O Xisto sediou a I Semana Cultural Acessível no ano passado e outros programas com a temática.

O escritor – Fausto Joaquim é graduando em pedagogia, membro do Núcleo de pesquisa em Inclusão escolar da Pessoa com Deficiência/Nupieped- UFS, e autor do livro A Era da Pós-Deficiência da editora Aracaju. O escritor, que tem paralisia cerebral, relata sua experiência de vida e como ele venceu as barreiras impostas pela sua condição se tornando escritor e ingressando na faculdade.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse o site.

Serviço

A Era da Pós-Deficiência com Fausto Joaquim

Quando: 5 de julho as 17h

Onde: Espaço Xisto Bahia Ao lado da Biblioteca Publica nos Barris – Salvador.

Quanto: R$20 com direito a livro do tema

Anúncios