Sextas Instrumentais retornam em nova temporada nos Espaços Culturais da SecultBA


Na abertura, o Espaço Cultural Alagados recebe a camerata Quarteto Novo da OSBA

Sextas-Instrumentais 2

Entre os meses de agosto e dezembro, as cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) se apresentam nos espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) do território Metropolitano de Salvador. Previstas para acontecer pelo menos uma sexta-feira por mês, as apresentações são gratuitas e têm como objetivo democratizar o acesso à música erudita.

Para a estreia, no dia 19, às 15h, o Espaço Cultural Alagados recebe a camerata Quarteto Novo. O grupo possui dois instrumentos da família das madeiras e outros dois da família das cordas, cujos arranjos vão de “Carinhoso” e “Yesterday” até o famoso quarteto de Mozart “Eine kleine nachtmusic” (Serenata Noturna), uma variação que tem como objetivo aproximar o público da música de concerto.

O projeto Sextas Instrumentais tem caráter artístico-pedagógico e se caracteriza pela execução de um repertório que mescla as músicas erudita e popular, intercaladas com a explicação sobre as obras, seus compositores e período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens, promovendo diálogo do público com o universo da música clássica.

Nesta temporada, participam Cine Teatro Lauro de Freitas, Espaço Xisto Bahia, Centro Cultural de Plataforma, Espaço Cultural Alagados e Casa da Música. Fazem parte do projeto quatro cameratas formadas por músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia: Opus Lúmen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas. O projeto é arquitetado de forma que todos os grupos circulem pelos espaços culturais participantes.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

Anúncios