Sextas Instrumentais apresenta Quadro Solar no Cine Teatro Lauro de Freitas


sextas-instrumentais-16-de-setembro

Na próxima sexta-feira (16/9), às 15h, o Cine Teatro Lauro de Freitas recebe mais uma sessão do projeto Sextas Instrumentais, uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) por meio de parceria entre a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Desta vez, é a camerata Quadro Solar que se apresenta, gratuitamente, com o objetivo de democratizar o acesso à música erudita.

Formado em 2001, o Quadro Solar é composto por músicos que têm em seus currículos experiências em diferentes trabalhos de câmara e como solistas. O grupo toca os quartetos para flauta e cordas com composições de Mozart, Rossini, Bach, Boccherini e Gershwin.

O projeto Sextas Instrumentais tem caráter artístico-pedagógico e se caracteriza pela execução de um repertório que mescla as músicas erudita e popular, intercaladas com explicação sobre as obras, seus compositores e período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens, promovendo diálogo do público com o universo da música clássica.

Nesta temporada 2016, a programação é acolhida pelos espaços culturais Cine Teatro Lauro de Freitas, Espaço Xisto Bahia, Centro Cultural de Plataforma, Espaço Cultural Alagados e Casa da Música. Fazem parte do projeto quatro cameratas formadas por músicos da OSBA: Opus Lúmen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas. O projeto é arquitetado de forma que todos os grupos circulem pelos espaços participantes.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

Anúncios