IFBA promove festival de curtas-metragens no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima


curta-5

Entre 5 e 7 de dezembro, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima recebe a sétima edição do Curta 5, um festival de curtas-metragens promovido pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA). Na programação, além da exibição de filmes, acontece oficinas e sessões competitivas para estudantes do ensino fundamental, médio e superior. A entrada é gratuita.

Com o objetivo de divulgar o cinema amador de curta-metragem, o projeto cria um espaço à produção digital, enquanto expressão artística, educativa, cultural e científica. Além disso, pretende-se criar um ambiente para formação de pessoas interessadas em compartilhar experiências, contribuir para criar uma mentalidade de produção artística para além dos limites dos conteúdos programáticos exigidos pelas disciplinas entre os estudantes.

Nas sessões competitivas, os filmes estão divididos em três modalidades: Juvenil 1, produzido por estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental; Juvenil 2, que são produções realizadas por estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico Integrado e Videoclipe, que são curtas feito por estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico Integrado. O público pode ainda conferir os curtas na mostra especial e infantil.

O Curta 5 foi criado em 2010, no Campus Eunápolis, com o objetivo de incentivar e promover novos talentos na área cinematográfica e estimular o desenvolvimento e a produção audiovisual de cunho educativo e cultural, aberto à comunidade, possibilitando a criação, reflexão e difusão do cinema “amador” com a participação da sociedade, roteiristas, cineastas e pesquisadores do audiovisual e da Educação. Desde então, o Festival vem congregando estudantes, artistas, cineastas, artistas-educadores e profissionais de áreas correlatas.

Mais informações sobre programação, acesse o site.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

Anúncios