Sarau de Itapuã promove intercâmbio de ritmos latinos na Casa da Música


sarau-de-itapua-gira-de-cantautores-encontro-de-sons-latino-americanos

Na próxima segunda-feira, 23 de janeiro, às 18h30, a Casa da Música, espaço cultural à beira da Lagoa do Abaeté e administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), promove um encontro de ritmos latino-americanos numa edição especial do seu Sarau de Itapuã. Com músicos convidados da Argentina, Colômbia, Chile e Cuba, o encontro acontece mais uma vez em parceira com o projeto Giro de Cantautores, com entrada gratuita.

No palco, apresentam-se Jonga Lima (Brasil), Jorge Solovera (Chile), Sebastian Paz (Argentina), o grupo Família Teyuna (Colômbia) e um dos destaques do programa The Voice Brasil, o cantor cubano Alexey Martinez. Com o objetivo de celebrar e promover a mistura das experiências musicais de cada artista, o público poderá conferir um trabalho de integração de estilos e de riqueza cultural.

Difundir a diversidade da música mundial e conectar o local ao que acontece na produção musical contemporânea é um dos papéis da Casa da Música na execução de suas atividades. “Em seus nove anos de existência, o Sarau de Itapuã já recebeu artistas de diversas partes do mundo em encontros que promoveram intercâmbios musicais para os artistas e para o público”, comenta Amadeu Alves, coordenador do espaço. O Sarau é realizado juntamente com a IMA (Independência Musical Associada) e acontece quinzenalmente, às segundas-feiras, num formato pensado para permitir a participação interativa em uma série de atividades.

Jonga Lima, idealizador do Giro de Cantautores, explica que esse nome foi importado do espanhol e representa o ato dos compositores que interpretam suas próprias canções. “No show, os artistas comentam algumas particularidades de sua criação, interagem e envolvem o público com o processo de construção das canções”, explica.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

Anúncios