Carnaval de Maragogipe é tema de exposição no Cine Teatro Lauro de Freitas


exp1-36-1

Foto: Divulgação

No mês do carnaval, o Cine Teatro Lauro de Freitas – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) – recebe a exposição “Maragogipe, Carnaval de Máscaras, Cores e Alegria”, assinada pela fotógrafa e jornalista Nazaré Araújo. A abertura da exposição acontece no dia 14 de fevereiro, às 19h, e segue até o dia 15 de março, com horários de visitação das 08h às 12h e das 14h às 17h, com entrada franca e classificação livre.

Sob curadoria da fotógrafa Lucille Kanzawa, as fotografias contam a história do tradicional carnaval da cidade de Maragogipe, localizada no território de identidade do Recôncavo Baiano. O público é convidado a conhecer, por meio de 40 imagens cheias de autenticidade de máscaras, fantasias, cores, harmonia e alegria.

Conhecido como o carnaval mais veneziano na Bahia, o apelido foi dado pelas fortes influências de festas que aconteciam na Europa durante o século XIX. A presença de máscaras, fantasias folclóricas, influências culturais indígenas e africanas são alguns elementos que tornaram o carnaval de Maragogipe um bem imaterial pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia desde 2007.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

 

Anúncios