Grupo indígena de Pernambuco se apresenta na Fogueira Filosófica


Viva o Abaeté_fogueira

Na próxima sexta-feira (31), às 18h, a Fogueira Filosófica conta a tradição da Tribo Fulni-ô, através do grupo cultural indígena de Águas Belas (PE), Waketxwa Txhuulia, numa roda de conversa que envolve momentos de dança e música. O projeto faz parte do programa Viva o Abaeté, realizado pela Casa da Música – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) às margens da Lagoa do Abaeté. A entrada gratuita e classificação indicativa é livre.

Os Fulni-ô são a única etnia do nordeste que mantém suas tradições culturais, como seus ritos e seu dialeto materno, presentes na antiga e atual geração. Eles possuem uma aldeia mais próxima à cidade e outra dentro da mata, onde todos realizam suas tradições que costumam ser fechadas ao público e aos índios que não a praticam.

Foi através da venda de artesanatos e das apresentações culturais com muita música e dança, que os índios Waketxwa Txhuulia vem tirando o seu sustento, já que enfrentam há 10 anos uma seca em suas terras, fator que afeta os rendimentos na agricultura.

A Fogueira Filosófica é acesa ao lado da Casa da Música, próximo à lagoa, embaixo do arvoredo. O público é convidado a participar de uma atividade lúdica e reflexiva, em que um palestrante discorre sobre determinado tema, acompanhado de um mediador que incentiva a interação dos presentes. Um momento que evoca a magia e o encantamento dos elementos da natureza, promovendo um sentimento propício à prática filosófica.

 Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

Anúncios