O espetáculo de dança ‘Tirania das Cores’ inicia circulação estadual no Centro de Cultura ACM


tirania-das-cores-1---foto-milena-abreu-

Foto: Milena Abreu

Nos dias 22 e 23 de abril, às 19h, o Centro de Cultura ACM é o ponto de partida de cinco dançarinos baianos que iniciam sua circulação pelo estado com o espetáculo “Tirania das Cores”. O estáculo é uma viagem cromática dançada, na qual se põe em evidência a influência que as cores têm na vida. O evento é gratuito e tem classificação livre.

O espetáculo aborda questões subjetivas, sociais e contemporâneas presentes no universo dos intérpretes criadores. Sua coreografia é executada de maneira que os bailarinos expressam as suas construções poéticas a partir das memórias que possuem sobre as “suas” cores, essas movimentações são inspiradas por metáforas e simbolismos identificados ao longo do processo criativo. Na cena, as movimentações são dinamizadas pela mediação tecnológica, em tempo real, através da técnica de video mapping (mapeamento de vídeo), construindo diversos ambientes e paisagens. Esses recursos tecnológicos ampliam as possibilidades de interação e fruição do público com a obra.

Nesta edição, o projeto contempla cinco cidades baianas: Jequié, Feira de Santana, Itabuna, Alagoinhas e Salvador. A Circulação 2017 é um projeto de difusão do espetáculo “Tirania da Cores” desenvolvido a partir de uma residência artística promovida pelo Núcleo Viladança, no ano de 2015, em parceria com o coreógrafo Asier Zabaleta da Cia Ertza (Espanha).

A circulação foi aprovada no Edital Setorial de Dança 2016. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: http://www.espacosculturais.wordpress.com.

Anúncios