Centro Cultural de Guanambi recebe inscrições para seu Colegiado de Gestão Participativa


Card_Colegiado_Guanambi[1]

As inscrições para composição do Colegiado de Gestão Participativa do Centro Cultural de Guanambi – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) no Território Sertão Produtivo – estão abertas a partir desta segunda-feira, 20 de novembro, e seguem até o dia 04 de dezembro. Os interessados devem se inscrever através do formulário eletrônico, disponibilizado no blog da Diretoria de Espaços Culturais.

Os Colegiados de Gestão Participativa são instâncias de controle social que formalizam a participação da sociedade civil na gestão dos espaços culturais administrados pela SecultBA. De caráter consultivo e opinativo, cumprem mandatos de dois anos, estabelecendo canais diretos de diálogo, debate e proposição de ações, estratégias e diretrizes para o pleno funcionamento dos equipamentos culturais.

Os representantes devem se comprometer em ampliar a participação das comunidades, apoiar a gestão de forma ampla, pensar a dinamização dos espaços e contribuir para torná-los uma referência na produção e difusão cultural do seu território. A normatização dos Colegiados de Gestão Participativa tem como base a Portaria 338/2014, em consonância com a Lei Orgânica da Cultura da Bahia (Lei 12.365/2011), considerando o estímulo e a garantia da participação social na gestão pública estadual de cultura.

De acordo com o superintendente de desenvolvimento territorial da cultura, Sandro Magalhães “a gestão participativa é um marco do governo do estado, na gestão cultural, a participação social está presente nas diretrizes resguardadas na Lei Orgânica de Cultura”.

O Colegiado terá entre cinco e trinta membros, a depender da quantidade de inscritos no processo seletivo. Após as inscrições, são eleitos os de maior representatividade cultural, conforme julgamento da Secretaria de Cultura juntamente com representantes da sociedade civil.

Espaços Culturais da SecultBA – 
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

Anúncios