Diretoria

logo

Quem somos nós e um pouco da nossa história

A Diretoria de Espaços Culturais (DEC) está vinculada à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SUDECULT) que integra a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

A partir de 2007, no início da gestão do Governador Jacques Wagner, a política cultural da Bahia passou por uma significativa transformação, desencadeada pelo desmembramento da Secretaria de Cultura e Turismo  (SCT), tornando-se duas pastas distintas e atuando com maior propriedade e autonomia em suas especificidades e com orçamentos independentes. Com isso, a pasta da Cultura do Estado, então gerida pelo teatrólogo Márcio Meirelles, pôde acompanhar de maneira mais contundente as tendências das políticas culturais, que desde 2003 passaram a vigorar no âmbito federal. Nesse contexto, surgiu a Diretoria de Espaços Culturais, um setor que cuida da gestão de dezessete espaços de culturais mantidos pelo Estado, sem a distinção entre a capital e o interior, como aconteceu nas gestões anteriores.

A partir de maio de 2011, através de uma reforma administrativa, os equipamentos culturais que até então eram mantidos pela Fundação Cultural da Bahia (FUNCEB), passaram a ser vinculados à SUDECULT, e geridos através da DEC, que integrou oficialmente o organograma da SECULT.

Outro marco importante para a gestão destes espaços culturais foi a publicação, em janeiro de 2013, da Instrução Normativa nº 001/2013. Esse instrumento instituiu o Regulamento dos Espaços Culturais da SECULT, que estabelece e torna público os critérios e procedimentos para a utilização dos espaços culturais sob sua gestão. Desde o seu surgimento, passaram pela DEC 06 diretores – Luciana Vasconcelos (2007), Kátia Najara (2007 a 2010), Giuliana Kauark (2010 a 2014), Nathalia Leal (janeiro a março/2014), Chicco Assis (Abril/2014 – Janeiro/2015), Romualdo Lisboa (Janeiro/2015 – Junho/2016) e, atualmente, Maria Marighella.

Qual a nossa Finalidade?

A Diretoria foi constituída para dar conta das demandas de gestão, manutenção, programação dos equipamentos culturais mantidos pela SECULT. Com o conhecimento e experiência que a DEC veio alcançando ao longo dos anos, bem como a constante e crescente demanda que tem chegado a esta diretoria, a sua finalidade está se ampliando para que, além da atuação junto aos 17 espaços que administra, a DEC seja formuladora e executora de políticas e outras ações voltadas para os espaços culturais do Estado. No âmbito das políticas e ações, podemos destacar os seguintes avanços: realização de Conferências e outros encontros setoriais voltados aos Espaços Culturais, estímulo ao intercâmbio de saberes e fazeres entre os espaços culturais, realização de edital específico para dinamização de espaços culturais, consultorias para qualificação e criação de outros espaços, dentre outras. Para além dessas ações, pretendemos iniciar a criação e manutenção da Rede Baiana de Espaços Culturais.

 Conheça nossa estrutura: 

A Diretoria de Espaços Culturais é uma das diretorias que compõem a SUDECULT, à qual possui mais duas diretorias associadas: Diretoria de Territorialização da Cultura – DTC, à qual estão vinculados os Representantes Territoriais de Cultura – RTCs, e a Diretoria de Cidadania Cultural, que cuida dos Pontos de Cultura e demais ações do Programa Cultura Viva. Por sua vez, a DEC possui 03 Coordenações – Gestão, Dinamização e Fomento e Comunicação e Relações Institucionais. As coordenações estão estruturadas de acordo com suas demandas específicas.

  1. Diretora: Maria Marighella | maria.marighella@cultura.ba.gov.br

             Tel.: (71) 3103 – 3415

  •  Coordenação de Gestão

É responsável pela modernização e pelo acompanhamento administrativo dos espaços culturais vinculados à Diretoria de Espaços Culturais (DEC). Trabalha com gestão de pessoas, acompanhamento de pagamentos, aquisição de materiais de consumo e materiais dos espaços, etc. Essa coordenação também acompanha, junto aos setores competentes da SECULT e do Governo do Estado, a manutenção dos imóveis e equipamentos dos espaços culturais. Compõe a Equipe desta Coordenação:

  1.  Assistente: Ailton Gonçalves ailton.goncalves@cultura.ba.gov.br
  2.  Assistente: Cleonice Carvalho | cleonice.carvalho@cultura.ba.gov.br
  3. Assistente: Roberval Oliveira | roberval.oliveira@cultura.ba.gov.br
  4. Assistente: Andréa Maria dos Santos | andrea.santos@cultura.ba.gov.br

             Tel.: (71) 3103 – 3433

  • Coordenação de Dinamização e Fomento

Responsável pela qualificação da gestão dos espaços culturais, pela criação de estratégias e ferramentas de controle da gestão destes espaços e pela articulação com outros espaços da SECULT e externos. Esta Coordenação zela pelo cumprimento da Instrução Normativa e do Regulamento dos Espaços Culturais da DEC/SUDECULT/SECULT. Além disto, gerencia os procedimentos para solicitações de pauta e chamamentos públicos para a ocupação continuada. Cabe ainda à Coordenação de Gestão dirigir os procedimentos da DEC, como unidade executora, para o Edital de Dinamização de Espaços Culturais, junto ao Fundo de Cultura da Bahia – FCBA.  Compõe a Equipe desta Coordenação:

  1. Coordenadora: Viviane Andrade | viviane.andrade@cultura.ba.gov.br
  2. Assistente: Rebeca Britto | rebecca.paixao@cultura.ba.gov.br
  3. Assistente: Carla Lucena | carla.lucena@cultura.ba.gov.br

             Tel.: (71) 3103 – 3278

  • Coordenação de Comunicação e Relações Institucionais

A coordenação está organizada em três linhas de ação: comunicação, programação e relações institucionais. Ao que tange a área de comunicação, ela é responsável por pensar, planejar, organizar e apoiar a comunicação dos dezessete espaços culturais sob a nossa administração. Em relação à programação, é de sua responsabilidade organizar e estabelecer parcerias a fim de promover projetos, eventos e oficinas nos espaços culturais. Por fim, as relações institucionais estimula a participação social, como também promove a interlocução dos diversos setores públicos e privados. Compõe a Equipe desta Coordenação:

  1. Coordenador: Geovan Braz | geovan.braz@cultura.ba.gov.br
  2. Assistente: Ítalo Cerqueira |  italo.souza1@cultura.ba.gov.br
  3. Assistente: Bruno Chagas | bruno.chargas@cultura.ba.gov.br
  4. Estagiário: Ricardo Pires | ricardo.pires@cultura.ba.gov.br
  5. Estagiária: Ellen Chaves | ellen.chaves@cultura.ba.gov.br

             Tel.: (71) 3103 – 3434

Organograma da DEC

organograma

Os 17 espaços da DEC estão distribuídos entre a capital e o interior, sendo 06 localizados na Região Metropolitana de Salvador, e 11 em outros territórios de identidade, a saber:

  1. Centro Cultural Plataforma – Salvador – Território Metropolitano de Salvador – TMS
  2. Cine-Teatro de Lauro de Freitas – Lauro de Freitas – TMS
  3. Cine-Teatro Solar Boa Vista – Salvador – TMS
  4. Espaço Xisto Bahia – Salvador – TMS
  5. Casa da Música – Salvador – TMS
  6. Espaço Cultural Alagados – Salvador – TMS
  7. Centro de Cultura ACM – Jequié – Médio Rio de Contas
  8. Centro de Cultura Adonias Filho – Itabuna – Litoral Sul
  9. Centro de Cultura Amélio Amorim – Feira de Santana – Portal do Sertão
  10. Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima – Vitória da Conquista – Território de V. da Conquista
  11. Centro de Cultura de Alagoinhas – Alagoinhas – Litoral Norte e Agreste Baiano
  12. Centro Cultural de Guanambi – Guanambi – Sertão Produtivo
  13. Centro de Cultura de Porto Seguro – Porto Seguro – Costa do Descobrimento
  14. Centro de Cultura João Gilberto – Juazeiro – Sertão do São Francisco
  15. Centro de Cultura Olívia Barradas – Valença – Baixo Sul
  16. Teatro Dona Canô – Santo Amaro – Recôncavo
  17. Casa de Cultura de Mutuípe – Mutuípe – Vale do Jequiriça

             

Anúncios