Circuito Popular de Cinema e Vídeo

O projeto Circuito Popular de Cinema e Vídeo é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA, realizada em parceria entre as diretorias de Espaços Culturais e de Audiovisual (DIMAS). A proposta é fazer circular mostras de cinema e vídeo, semanalmente, em espaços culturais da SecultBA administrados pela Diretoria de Espaços Culturais – DEC,  situados em bairros da periferia de Salvador e em cidades do interior do estado.

O Circuito consiste na exibição gratuita semanal de filmes nacionais (longas e curtas metragens) de diversos gêneros. A programação conta com filmes de diversos gêneros. Cada programa será exibido em uma ou duas sessões, nos dias escolhidos pelo público de cada cidade ou bairro. Todas as exibições terão entrada franca.

O Circuito entrou em funcionamento em outubro de 2008 com filmes adquiridos da Programadora Brasil em 11 espaços culturais, 03 na capital e 08 no interior do estado. Hoje já contempla 17 espaços exibidores, 06 na capital e 11 no interior: Centro Cultural Plataforma, Espaço Cultural Alagados, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música, Cine Teatro Lauro de Freitas, Centro de Cultura de Alagoinhas, Centro de Cultura de Porto Seguro, Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna – Em Reforma), Centro de Cultura de Guanambi, Centro de Cultura ACM (Jequié), Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença), Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima (Vitória da Conquista – Em Reforma), Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), Casa de Cultura de Mutuípe, Teatro Dona Canô (Santo Amaro).

O projeto já realizou mais de 1.091 sessões e atingiu um público de aproximadamente 47 mil espectadores.  A programação do Circuito foi pautada até 2010, prioritariamente, por programas da Programadora Brasil (MinC). Para garantir a longevidade desta iniciativa, o projeto propõe ainda agregar parceiros da sociedade civil para promoção de debates após as sessões, incentivando a prática cineclubista nesses espaços, bairros e cidades.

Em cinco anos de atividades (Entre 2010 e 2014), o projeto contou com vários parceiros institucionais (a ex. do Itaú Cultural, da Associação Brasileira de Cinema de Animação e da Marlin Azul) e independentes. Além disso, já realizou mais de 1.933 sessões e atingiu um público de aproximadamente 100.771 mil espectadores. Para garantir a longevidade desta iniciativa, o projeto propõe agregar parceiros da sociedade civil para promoção de debates após as sessões, incentivando a prática cineclubista nesses espaços, bairros e cidades.

 

 

 


 

Anúncios

Uma resposta em “Circuito Popular de Cinema e Vídeo

  1. Pingback: Sertão na Tela Grande | Professor Web

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s